DACE - ARTE E CULTURA ESPÍRITA

NomeFunção
Cassius VantuilDiretor da DACE

Sobre a DACE - ARTE E CULTURA ESPÍRITA

MISSÃO DA DACE: Elevar a Arte no âmbito da Federação Espírita do Distrito Federal.

VISÃO DA DACE: Propiciar um ambiente simbiótico para o desenvolvimento, no âmbito da FEDF, de uma arte valorizada e reconhecida como importante ferramenta no bem, feita por um número crescente de artistas de grande qualidade técnica, moral e doutrinária.

VALORES DA DACE: Trabalho, Disciplina, Respeito, Estudo, Imparcialidade, Ser inclusiva, Tolerância sensata, Adequação e Colaboração.

 

OBJETIVOS GERAIS DA DIRETORIA DE ARTE E CULTURA ESPÍRITA - DACE

  1. Promover a Arte como uma manifestação cultural dos espíritas, que se propõem a aliar os princípios e os valores éticos e morais do Espiritismo às manifestações artísticas em geral, por meio da arte-educação, a serviço do bem e do belo.
  2. Fomentar a divulgação da Doutrina Espírita através da arte, promovendo eventos desta natureza bem como oficinas, encontros e seminários que possibilitem a seus participantes aplicar a arte na temática espírita.
  3. Assessorar às Diretorias da FEDF e às instituições espíritas do DF em relação ao uso da arte em suas atividades (ex.: enriquecimento do acervo de músicas para as preparações de ambiente; consultoria para a definição/elaboração de número artístico; enriquecimento do acervo de textos teatrais para utilização em aulas e/ou seminários; fornecimento e atualização de catálogo de artistas; etc.).
  4. Representar em nível institucional a arte espírita do DF no Brasil
  5. Produzir e estimular a produção audiovisual para divulgação e promoção da arte espírita.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DACE

  • Fornecer orientações de caráter doutrinário que subsidiem as instituições espíritas e o trabalhador espírita da arte em sua produção.
  • Ampliar a percepção da arte para além da função de divulgação do Espiritismo, trabalhando-a também como veículo que transforma as emoções e sentimentos do ser humano, facultando-lhe o autoconhecimento e a renovação moral.
  • Fomentar e estimular a arte nas instituições espíritas, demonstrando às suas lideranças o valor e a importância da atividade artística em todas as suas frentes de trabalho.
  • Promover a qualificação do trabalhador espírita da arte (workshop, encontros e seminários que promovam a qualificação do fazer arte espírita);
  • Realizar a interlocução entre a FEDF e a ABRARTE;
  • Realizar a interlocução com outras instituições em torno da arte;
  • Promover a divulgação de produtos artísticos culturais que estejam de acordo com os princípios ético e doutrinários do Espiritismo para a divulgação da Doutrina Espírita dentro e fora das Instituições Espíritas.

 

ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES

DIRETORIA

  • Coordenar as atividades afetas à Diretoria de Arte e Cultura Espírita (DACE);
  • Coordenar os setores vinculados à DACE;
  • Prestar contas à Vice-Presidência do Movimento Espírita DF das atividades desenvolvidas pela DACE;
  • Participar das reuniões da Diretoria Executiva FEDF;
  • Representar a DACE nas reuniões promovidas pelas Coordenações Regionais Espíritas (CREs);
  • Participar das reuniões do Conselho Federativo Distrital (CFD);
  • Promover o estudo permanente da arte à luz do Espiritismo;
  • Promover um fórum permanente de discussão sobre Arte e Espiritismo no DF;
  • Viabilizar a integração de grupos de arte e artistas espíritas do DF, visando a troca de experiências, o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita como religião, filosofia e ciência, nos moldes da codificação de Allan Kardec, através da arte, nas suas mais variadas formas, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, da sensibilidade estética e do gosto pelo belo, e contribuindo para o desenvolvimento cultural da sociedade através de uma arte de qualidade;
  • Promover a participação dos trabalhadores da arte espírita no DF nos eventos artístico-cultural do Movimento de Arte Espírita Regional e Nacional, em especial, os promovidos e/ou patrocinados pela ABRARTE;
  • Apoiar, mediante divulgação e consultoria, aos eventos de arte espírita promovidos pelos artistas e grupos artísticos do DF e Nacional.

 

SECRETARIA

  • Organizar as Memórias de Reunião da Diretoria de Arte e Cultura (DACE) e reuniões de trabalho mantendo-os sempre em ordem e em dia;
  • Assessorar a Coordenação do Departamento durante as reuniões de trabalho e de Diretoria junto à FEDF, CRE e CFD;
  • Organizar e arquivar as correspondências que afetam direta ou indiretamente ao Departamento de Artes, ressaltando os eventos referentes à ABRARTE e outros de caráter artístico-cultural;
  • Organizar e despachar o e-mail institucional da DACE;
  • Manter as informações da DACE atualizadas no site da FEDF;
  • Manter atualizado os contatos (telefone e e-mail) dos membros e colaboradores da DACE;
  • Redigir as Memórias de Reunião promovidas pela DACE, bem como, enviá-las a seus participantes;
  • Dar ciência aos interessados a respeito das reuniões promovidas pela DACE;
  • Manter atualizado o catálogo de artistas espíritas do DF;
  • Formatar e manter atualizado o repertório de composições espíritas para ambientação e dinamização dos eventos artísticos-culturais.

 

COORDENAÇÃO DE ESTUDO E QUALIFICAÇÃO

  • Promover o aperfeiçoamento artístico de grupos de arte e artistas espíritas do DF, através de atividades como workshop, oficinas, cursos, laboratórios, fóruns, encontros, mostras de arte, ou ainda através do apoio a eventos que estimulem e promovam a melhoria constante das produções artísticas espíritas;
  • Estimular o uso da arte-educação como recurso didático-pedagógico para a promoção da educação e da cultura espíritas, com ênfase nos valores ético-morais cristãos, tendo em vista a importância da arte no processo de desenvolvimento do ser humano, sob o prisma biológico, psicológico, social e espiritual;
  • Desenvolver um programa de educação continuada para o trabalhador espírita da arte no DF, promovendo a sua aplicação e atualização periódica em parceria com os demais setores da DACE;

 

PRODUÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS

  • Promover e, conforme o caso, produzir campanhas, eventos e apresentações artísticas no DF voltados para a difusão dos princípios espíritas e da valorização da vida, em todos os segmentos da sociedade, sem distinção de raça, cor, credo ou religião;
  • Fornecer assessoria consultiva à produção de produtos artísticos voltados à divulgação da doutrina e à valorização da vida, com fundamento nos princípios éticos da Doutrina Espírita.

 

COORDENAÇÃO DE CAMPANHAS E DIVULGAÇÃO

  • Reunir esforços, ações e recursos para atingir os objetivos da DACE;
  • Divulgar a DACE juntos às casas espíritas catalogando seus artistas;
  • Valorizar a arte do bem e esclarecer sobre os seus benefícios junto às casas espíritas;
  • Dar publicidade aos eventos e ações promovidos pela DACE.

 

 FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA

“Sim, certamente, o Espiritismo abre à arte um campo novo, imenso e ainda inexplorado; e quando o artista reproduzir o mundo espírita com convicção, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações [...].”

Allan Kardec – Obras Póstumas

 O QUE É ARTE E A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE A ARTE

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse ‘mais além’ que polariza as esperanças das almas”.

Emmanuel – O Consolador

 “O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as informações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis superiores da harmonia e de beleza que regem o universo, vem oferecer aos nossos pensadores e artistas inesgotáveis temas de inspiração.”

Léon Denis – O Espiritismo na Arte

 “As Artes não sairão do torpor em que jazem, senão por meio de uma reação no sentido das ideias espiritualistas.” [...]

“[...] É matematicamente certo dizer que, sem crença as artes carecem de vitalidade e que toda transformação filosófica acarreta necessariamente uma transformação artística paralela.”

Allan Kardec – Obras Póstumas

 O QUE É ARTE ESPÍRITA E QUAL O SEU OBJETIVO? 

“A Arte Espírita é uma manifestação cultural dos espíritas que se propõem a aliar os princípios e valores éticos e morais do Espiritismo às manifestações artísticas em geral, por meio da arte-educação, a serviço do bem e do belo. A Arte Espírita traduz os postulados espíritas em seu conteúdo, na finalidade e na intenção que inspirou o processo criativo e na nascente do coração que se propõe a servir.”

“A Arte Espírita tem por objetivo a divulgação da Doutrina Espírita, aliada ao entretenimento e à educação, à luz do Consolador prometido pelo Cristo.”

 “Assim como a arte cristã sucedeu à arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã.” 

Allan Kardec – Obras Póstumas

 “O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. [...]

Espírito Rossini – Obras Póstumas

 “[...] Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como poderia não ser assim? Seu advento transformará a arte, depurando-a. Sua origem é divina, sua força o levará a toda parte onde haja homens para amar, para elevar-se e para compreender. Ele se tornará o ideal e o objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas irão buscar nele suas inspirações e ele lhas fornecerá, porque é rico, é inesgotável”.

 “Toda gente reconhece a influência da música sobre a alma e sobre o seu progresso. Mas, a razão dessa influência é em geral ignorada. Sua explicação está toda neste fato: que a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa.”

 Espírito Rossini – Obras Póstumas

 PERANTE A ARTE

“E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” 

Paulo (Filipenses, 4:7)

 Colaborar na Cristianização da Arte, sempre que se lhe apresentar ocasião. A Arte deve ser o Belo criando o Bem.

 Repelir, sem crítica azeda, as expressões artísticas, torturadas que exaltem a animalidade ou a extravagância.

O trabalho artístico que trai a Natureza nega a si próprio.

 Burilar incansavelmente as obras artísticas de qualquer gênero. Melhoria buscada, perfeição entrevista.

 Preferir as composições artísticas de feitura espírita integral, preservando-se a pureza doutrinária.

A arte enobrecida estende o poder do amor.

 Examinar com antecedência as apresentações artísticas para as reuniões festivas nos arraiais espíritas, dosando-as e localizando-as segundo as condições das assembleias a que se destinem.

A apresentação artística é como o ensinamento: deve observar condições e lugar.

 André Luiz – Conduta Espírita – Psicografia: Waldo Vieira


Notícias da DACE - ARTE E CULTURA ESPÍRITA

Ver Todas da FEDF

9ª edição do NOTA-ME

BEM + ARTE 2019

EVENTOS

Ver Todos

FALE COM O DACE - ARTE E CULTURA ESPÍRITA


Preencha o formulário abaixo ou envie um email para dace@fedf.org.br