LITERATURA ESPÍRITA - PÓS-GRADUAÇÃO NA UNB

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UNB, em iniciativa inédita, abre duas vagas para o desenvolvimento de pesquisas sobre a Literatura Espírita. As vagas são para o curso de Mestrado, com início em 2018. 

A iniciativa é da Professora Dra. Ana Claudia da Silva, que reconhece a importância de se desenvolver estudos sistemáticos sobre esse ramo da literatura brasileira que se desenvolveu à margem dos estudos acadêmicos e, não obstante, tem formado leitores no Brasil há décadas.

 A ação obteve o apoio de outros docentes, como o Professor Dr. William Bizerra, que desenvolve pesquisa sobre a relação entre literatura e sagrado. Segundo ele, os estudos sobre a literatura espírita são raros não apenas devido ao preconceito dos pesquisadores com literaturas de caráter religioso, em que as funções estética e educativa se fundem para a criação de um objeto literário singular, mas também pelas particularidades do mecanismo de composição das obras de autoria mediúnica, ainda pouco descritas no âmbito dos estudos literários.

É a esta tarefa, portanto, que convidamos os pesquisadores: consolidar um campo de pesquisa acadêmica que acrescente aos estudos de teoria e crítica literária tradicionais uma base conceitual que favoreça o estudo sistemático, acadêmico, da literatura espírita.

Os interessados devem apresentar um projeto de pesquisa que vise ao estudo da história, dos fundamentos ou de autores representativos da literatura espírita brasileira. Para a candidatura é preciso que o pesquisador tenha graduação em Letras ou em áreas afins (humanidades em geral).