A vida está certa, não importam as nossas expectativas

Roda Viva põe em cheque nossos álibis emocionais e analfabetismo intelectual


Durante o Roda Viva na Sala Ermance Dufaux, o palestrante Adeilson Salles chamou a atenção para a questão da intolerância no mundo . “As pessoas são o que são e temos que aceitá-las. Não podemos mudar os outros. A vida está certa, não importam as nossas expectativas”, alertou.

Questionado a respeito da hipocrisia e de como nossas palavras muitas vezes estão em desacordo com nossas atitudes, Adeílson foi enfático: “Somos bons em achar álibis emocionais para justificar nossos erros. Não traia, não adultere, não engane”.  Porém, segundo o palestrante, acolher o semelhante que errou é ser cristão. “Se a pessoa continuar no erro, o problema já não é nosso”, afirmou.

Adeílson também sublinhou a importância de desenvolvermos a tolerância e não nos sentirmos ofendidos com a diversidade de opiniões. No caso das redes sociais, que hoje são palco de polêmicas, xingamentos e adjetivação, o importante, de acordo com o orador, é não sintonizar com esse tipo de manifestação negativa. Para ele, essa situação é fruto do “analfabetismo intelectual” de nossa sociedade. “A essência do pensamento cristão é o bem coletivo. O grande problema é nossa falta de educação em lidar com isso”, concluiu.