AMOR-PRÓPRIO É DIFERENTE DE EGOÍSMO

AMOR-PRÓPRIO É DIFERENTE DE EGOÍSMO
Rossandro Klinjey

Você consegue diferenciar?
Amor-próprio é diferente de egoísmo. Lembre-se disso sempre que surgir uma dúvida ou acusação de egoísmo.
Outro ponto importante que muitos confundem é: Amor-próprio não é condicional. Isso significa dizer que você não necessita de condições perfeitas para se amar.
As ilusões de que se você fosse rico ou mais inteligente, bonito, bem-sucedido ou algo do tipo já demonstram por si só a falta de amor-próprio.
É preciso entender que para nós, seres humanos, a perfeição não existe. E, é preciso tomar consciência de que sempre haverá pessoas mais bem-sucedidas que você, mais ricas, mais bonitas e que lhe superam em vários aspectos. Porém, nada disso deve ser determinante para você se amar. Se você ficar se comparando, será infeliz.
Não se deve estabelecer condições para o amor-próprio. Porém, isso não significa dizer que você deve se conformar com os seus defeitos, por exemplo. Buscar evoluir, melhorando a si mesmo é amor-próprio.
A sua melhora precisa ser gradativa, aos poucos, afinal, não somos como massas de modelar que se moldam facilmente de maneira instantânea. Respeite seus limites.
Igualmente, amor-próprio também não é condicional e não é vaidoso. Digo isso porque é comum ver pessoas dizendo que são muito boas nas coisas que fazem e buscam reforçar isso sempre para os outros, isso não é amor-próprio. Quando alguém faz isso significa que não se ama, na verdade está demonstrando o quanto é carente e está pedindo a sua aprovação e o seu amor. Por isso cuidado com os próprios elogios a si mesmo.
Ouvir dizer que você é bom, é muito melhor do que precisar dizer isso aos quatro cantos do mundo.
O que não é amor-próprio
Amor-próprio não é agir sem calcular as consequências, sendo indiferente ao outro e a aquilo que você pode causar. É preciso ter a capacidade de agregar e não de separar.
Amor-próprio não é fazer algo de bom e depois disso cobrar recompensa, exigir algo em troca ou repetir sempre que você fez algo de bom para alguém. Caridade não é troca de valores. Amor-próprio é capacidade de ser feliz porque ajudou o outro, e não por receber algo em troca disso.
Amar a si mesmo também não significa que quando você acertar em algo o mérito será apenas seu e quando errar a culpa será do outro.
Amor-próprio é não deixar os sentimentos desorganizados, é cuidar da sua raiva, da angústia, alegria, tristeza e não projetar isso nos outros. Quando estou frustrado não posso jogar nos outros algo que preciso aprender a lidar.
Da mesma maneira, amor-próprio é se valorizar para que você não precise da opinião dos outros para se sentir importante. Não ser alguém inseguro que sempre pergunta a opinião dos outros sobre si mesmo. É preciso ser capaz de ser referência para si próprio.
Você tem que gostar de ser você como você é e não como as pessoas projetam que você precisa ser, uma pessoa extremamente excepcional em um ideal de perfeição.
Lembre-se sempre: Você é um ser em eterna construção.


 Inscreva-se no 5º Congresso Espírita do DF
Inscrições abertas com assento marcado!!