Movimento espírita do DF convoca o cidadão para assumir a liderança e melhorar a sociedade

 IV Congresso Espírita debate como combater o mal e defende a união e ação de todos para resgatar valores e conduta voltados ao bem comum

 

Brasília (22/4/18) - A única forma de combater o mal é praticar o bem: as mudanças que desejamos para a sociedade brasileira começam na conduta de cada cidadão e dependem do exemplo e ação concreta dos homens, mulheres e jovens de bem. Essa é a síntese e a convocação trazidas pelo IV Congresso Espírita do DF, realizado pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) entre os dias 20 e 22 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.

 

Ancorado no tema O Bem e o Mal e seus impactos na sociedade, o encontro mobilizou mais de 2 mil pessoas e foi encerrado com a divulgação de um documento-síntese convocando o cidadão a deixar o imobilismo e, pela ação e exemplo, induzir as mudanças que deseja para a sua comunidade e o país. O documento aponta 2018, em que o Brasil passará por mais um processo eleitoral, como oportunidade para a tomada de iniciativas efetivas para fomentar mudanças.

 

O ano de 2018 começa trazendo muitas oportunidades de construir o futuro melhor que todos desejamos. Desde a escolha das lideranças políticas até o uso mais responsável das redes sociais, encontramos oportunidades de lançar a semente do bem”, diz a Carta Aberta à Sociedade. Contudo, não bastará lançar a semente e esquecê-la no solo da indiferença. É preciso regá-la, adubá-la, protegê-la das ervas daninhas. Isso significa acompanhar a conduta daqueles que ocuparão posições públicas e que terão o poder em suas mãos, para que atuem em benefício da maioria, que melhorem a educação, a saúde e a segurança de todos”, acrescenta.

 

Com a Carta Aberta à Sociedade, o Movimento Espírita do Distrito Federal dirige-se a todos os brasileiros, independente da opção religiosa e doutrinária, de defende a união de esforços para corrigir as mazelas que, hoje, preocupam a sociedade brasileira. “Violência, intolerância, desvalorização da vida, corrupção e desigualdade ainda são os grandes desafios do Brasil e marcam um período de transição em que a sociedade, insatisfeita com os atuais acontecimentos e condutas, percebe a necessidade do bem e anseia por mudanças”, diz o documento. A Carta sintetiza os debates do IV Congresso, em que tanto a abordagem dos palestrantes quanto a reação do público deixaram clara a inquietação com o cenário nacional e a expectativa por mudanças. Mudanças que já não podem esperar mais.

 

O diálogo realizado nos dois dias do evento abordou a importância do resgate de valores e conduta lastreados na prática do bem, discutiu o impacto do mal na sociedade atual em todas as suas manifestações e destacou a importância de cada cidadão assumir sua parcela de responsabilidade na melhoria desse ambiente. Palestrantes e dirigentes do Movimento Espírita do DF convergiram ao apontar a prática do bem, como decisão pessoal de cada indivíduo, como mais efetiva forma de combater o mal e corrigir as mazelas da sociedade brasileira.

 

Sabendo que os avanços, a paz e a justiça que desejamos não ocorrerão pelas mãos de um único indivíduo ou por eventos miraculosos, mas pelas decisões e atitudes que cada um tomará no seu círculo de influência, seja ele grande ou pequeno, é que consideramos que todos os homens, mulheres e jovens de bem devem unir-se independente de crença, cor, gênero ou posição partidária, a fim de formar uma massa crítica capaz de interferir de maneira positiva nos destinos do nosso país”, aponta o documento. Leia a íntegra aqui!

 

ATIVIDADES PARA TODOS – Principal evento do calendário da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), o Congresso Espírita do DF é realizado a cada dois anos e propôs nessa quarta edição uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e que caminhos podem ser adotados para a correção dos seus rumos. No momento em que o país tenta superar a crise econômica e as forças políticas organizam-se para mais uma eleição, o evento ganhou importância por desencadear diálogos e reflexões profundas com a comunidade sobre a atualidade, os mais diversos desafios da vida cotidiana, a busca por um caminho mais justo e efetivo em direção à evolução espiritual de todos como coletividade através da autotransformação moral. O IV Congresso Espírita do DF foi aberto a toda a população, independente da opção religiosa.

 

Prevendo várias abordagens para o tema “O bem e o mal e seus efeitos na sociedade”, a programação desse ano Incluiu palestras, mesas redondas, conferências e apresentações culturais; trazendo ao DF palestrantes vindos de diversos Estados brasileiros como o psicólogo Rossandro Klinjey; o juiz José Carlos de Lucca; o professor e historiador Simão Pedro; os médicos Alberto Almeida e Alejandro Vera; e expoentes da capital federal como as escritoras Neuza Zapponi e Mayse Braga. O evento também ofereceu o lançamento de livros, sessões de autógrafos e atividades especiais destinadas às crianças e jovens.

 

A comunidade espírita do DF movimenta 160 instituições e agrega cerca de 100.000 frequentadores e simpatizantes. Para além da divulgação da doutrina, pelo estudo sistematizado, os centros espíritas desenvolvem importantes atividades de assistência social, atuando junto a creches, asilos para idosos e junto as famílias menos favorecidas. Segundo dados do IBGE, existem mais de 12 mil instituições espíritas atuando diretamente com assistência e inclusão social. Ainda de acordo com o instituto, o Brasil segue como o país com o maior contingente de simpatizantes da doutrina espírita: mais de 3,8 milhões de brasileiros se dizem seguidores do Espiritismo, outros 30 milhões declaram-se simpatizantes.