A arena de hoje é o mundo e as feras estão dentro de nós

Brasília (21/4/19) – O último dia do Congresso Espírita do Distrito Federal começou com a mesa redonda “Comunhão com o Mais Além”, composta por Geraldo Campetti, Jacobson Travão e Suely Caldas. Entre histórias contadas, já vivenciadas pelos palestrantes e com bom humor, Suely comentou: “estamos vivendo uma crise de caráter mundial” e, por isso, as pessoas estão sentindo Deus distante e nestes momentos os valores humanos são postos à prova, até porque Deus não se distancia de ninguém, pois está em todos os lugares.

 

PEDIR E AGRADECER

“Raramente agradecemos por aquilo que o Alto nos ajuda, mas pedimos, constantemente”, comenta Jacobson, discorrendo sobre o quanto ainda somos não-gratos na mesma proporção dos nossos pedidos. Ele ensina que, ao fazer uma prece, devemos nos preocupar com pedidos menos materiais. E Suely, por sua vez, completa o pensamento do colega, afirmando que o cristão deve “sempre agradecer a Deus pelo mal que não lhe alcançou”.

 

ARENA DE HOJE

O mundo de hoje é cercado por sentimentos ínfimos como o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a inveja, entre outros. Assim, Suely compara a vida dos cristãos da atualidade com a dos primeiros seguidores de Jesus, queimados, assassinados ou devorados por animais ferozes nas arenas romanas por expressarem sua fé no Cristo.

“A arena de hoje é o mundo e as feras estão dentro de nós”, comentou, ensinando que essas imperfeições (orgulho, vaidade, egoísmo, inveja, entre outros) são a causa de infelicidade e de preconceitos e finaliza: "o espírita jamais pode ser preconceituoso, porque nas múltiplas encarnações, já vivemos em todas as etnias, já fomos da pobreza e da nobreza e ainda desconhecemos por onde deveremos caminhar no futuro".

O Congresso Espírita do Distrito Federal reuniu mais 1.800 participantes, incluindo adultos, jovens e crianças e, ainda, quase 400 trabalhadores voluntários que atuaram em prol da execução do planejamento do evento.

 

Texto: Prisley Zuse

Revisão: Eduardo Brasil