Curso Palestrantes Espiritas do DF

A Sede da FEDF no Sudoeste, recebeu no domingo (05/08/2018), a 4ª edição do Curso de Palestrantes Espíritas do Distrito Federal. Em clima de alegria e entusiasmo, os quase 100 inscritos, foram recebidos com o violão e voz dos músicos Euclides e Cláudia, que prepararam o ambiente com música elevada para receber as diversas atividades que preencheram toda a manhã. 

Iniciando a programação do dia, houve a apresentação de um jogral, feito por um quarteto de membros da Equipe Organizadora, onde trechos da mensagem “Missão dos Espíritas”, contida no Evangelho Segundo Espiritismo, foi recitada ao público. O convite feito pelo Espírito Erasto estimula os adeptos da Doutrina a assumirem a tribuna e difundirem a mensagem do Espiritismo: “Ide e Pregai”

Depois de emocionante prece da vice presidente da FEDF, Sônia Maria Gonçalves, os participantes do curso foram saudados por Paulo Maia, presidente da Instituição, que concedeu ao público palavras de acolhimento, incentivo e também de alerta sobre a responsabilidade com a tarefa diante do momento conturbado que vivemos. Ele afirmou que é necessário que se mantenha fidelidade às Obras da Codificação e observou o valor da perseverança no cumprimento dos compromissos assumidos.

Presidentes de Casas Espíritas também subiram ao púlpito e falaram rapidamente sobre a importância de iniciativas como esta, onde o tarefeiro pode melhor se capacitar para servir na Seara do Cristo. O curso tem participantes oriundos de 35 instituições espíritas do DF. Com maior número de inscritos no curso estão as Instituições: Comunhão Espírita de Brasília, representada pela conselheira Lisieux Bittencourt; O Centro Espírita André Luiz, representado pelo presidente Antônio Vilela e o Centro Espírita Nosso Lar, representado pelo presidente Adaílton Barreira Moura. 

A Presidente do Centro Espírita Auta de Souza, Marlene Cézar Teixeira Rocha, também trouxe a sua palavra ao público, representando não só a sua Instituição mas manifestando ainda suas expectativas enquanto participante do Curso de Palestrantes.

A coordenação lembrou aos presentes sobre o compromisso assumido e a importância da assiduidade para que o melhor possa se dar na construção pedagógica e espiritual de todos os envolvidos. A coordenação também trouxe particularidades relacionadas ao perfil dos Inscritos, como a predominância feminina, e o nível de leitura dos participantes. Informações estas levantadas através de questionários específicos aplicados na fase de seleção pela Coordenação do curso.

Após a apresentação destes dados, o colaborador José Luiz Dias, explanou sobre o significado e relevância da Oratória ao longo da história da Humanidade, apontando os Grandes Oradores e os diversos fins a que a “arte da oratória” se destina.

No encerramento, o público se divertiu com vídeo da “Juju”, uma expositora iniciante e atrapalhada que está presente desde a primeira edição do evento, e logo depois, foi surpreendido pela aparição ao vivo da interprete da personagem, a Palestrante e Articulista, Patrícia Mendes, que declamou a poesia: “Ao Palestrante Espírita”.

A Prece final ficou por conta de Carlos Sá que fez tocante rogativa aos Benfeitores Espirituais, sensibilizando a todos. Ao término das atividades, todos saíram envolvidos em vibrações de otimismo e entusiasmo com o trabalho iniciado sob as bênçãos do nosso Mestre Jesus.

Por Claudia Corrêa (jornalista)