Quando arte e mediunidade se convergem para socorrer, amparar e sensibilizar corações.

Realizou-se no ultimo domingo, 16 de junho, o Ponto de Encontro dos Trabalhadores da Área da Mediunidade e também trabalhadores ligados à divulgação da arte espírita. O evento ocorreu na sede da FEDF, na 408 sul, no período da manhã e contou com a participação de 80 trabalhadores de diversas Casas Espíritas do Distrito Federal e entorno. Harmonizando o ambiente, o Coral Unicanto, que atualmente realiza seus encontros no Centro Espírita Paulo de Tarso, fez uma belíssima e comovente apresentação de músicas espíritas.
“A música tem esta capacidade de influenciar no campo vibracional das pessoas, por isto, ela tem demasiada importância nas Casas Espíritas, pois além de elevar a vibração do ambiente, o que oferece suporte para a atuação dos benfeitores espirituais, ela também sensibiliza os corações para que estes possam receber a mensagem do Cristo, reforçada pelo Espiritismo - afirma Fabiana Menezes, coordenadora do Coral Unicanto, que este ano comemora 13 anos de atividades no Movimento Espírita. Logo depois, a condução das atividades ficou a cargo de Márcia Falcomer, diretora de Arte e Cultura (DACE) da FEDF. Márcia expôs importantes reflexões sobre a ligação entre a música e a mediunidade. Trouxe também um apanhado de informações colhidas em obras espíritas que evidenciam que o artista se torna um Missionário de Deus quando ele consegue desvincular a sua arte dos interesses terrenos e das situações transitórias vivenciadas durante a encarnação.
“O verdadeiro artista é um médium. Por isto, os Centros Espíritas devem investir e acolher as atividades artísticas com muito respeito e compromisso. Lembrem que a primeira obra psicografada por Chico Xavier foi o “Parnaso Além Túmulo”. O livro reúne a expressão de mais de 50 poetas, que apesar de terem mudado a filosofia mantiveram a mesma estética que caracteriza suas poesias. O que atesta a veracidade da obra mediúnica”, define Márcia.
Após o intervalo, Regina Souza, que é Diretora da Mediunidade da FEDF, falou da importância de apoiar a Arte com a temática Espírita, ressaltando que muitas músicas já foram compostas em reuniões mediúnicas e também que o Espiritismo oferece vastíssimo enredo e conteúdo para as produções de filmes, peças de teatro, músicas, etc.. E para finalizar as atividades, Regina conduziu um exercício mediúnico que estimulou as produções mediúnicas e artísticas com os participantes do Encontro. Momento Comovente, no qual foram recebidas mensagens, desenhos e pinturas inspirados pelos Espíritos Benfeitores e canalizadas pelos médiuns presentes no evento.