Encontro de Coros emociona o público e leva mensagem do Cristo por meio da música

Cantar para o coração. Essa foi a proposta do XXI Encontro de Coros Espíritas 2019, realizado no último domingo (26) na Obra Assistencial Espírita Portal da Luz, no Cruzeiro Novo. Apoiado pela Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e promovido pelo Portal da Luz, o evento levou a mensagem do Cristo por meio da música e emocionou o público. 
Cerca de 250 pessoas participaram do evento, entre coralistas e plateia, e o encontro foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da FEDF. Dez coros se apresentaram: Coral Espírita Saulo Urias, Grupo Esperança, Coral Espírita Maria Madalena, Grupo de Canto Vozes para o Cristo, Canto da Paz, Coral Cícero Pereira, Nilo Sheik, Unicanto, Elos de Luz e Irmã Scheilla. Cada coro apresentou duas músicas. E para fechar o encontro, o Grande Coro Espírita do Distrito Federal reuniu vozes de todos os participantes e encantou os espectadores. 
Quem prestigiou o XXI Encontro de Coros ficou emocionado. Foi o caso de Camila Dória. “A cada ano fica mais emocionante. Sempre acompanho o encontro. Desta vez eu trouxe meus filhos gêmeos, Théo e Cecília, de dois meses e eles ficaram quietinhos, harmonizados. Eu me senti conectada com a espiritualidade maior que, com certeza, está aqui. Num evento como este, tenho certeza que muitos irmãos são ajudados e a espiritualidade espalha essa luz e essas bênçãos para toda a comunidade.” 
O casal Jandira Moreira de Souza Cruz e Getúlio de Souza Cruz também aprovou. Para Jandira, a música alegra e toca o coração. “Achei muito bom, agrega novos conhecimentos, nos faz refletir”, destacou. Getúlio também aprovou: “é um encontro para trocar de experiências, é muito rico este momento. Eu gosto muito de ouvir, me emocionei.” 
E a troca de experiências é um dos objetivos do encontro. De acordo com a diretora de Arte e Cultura Espírita da FEDF, a ideia é a confraternização, a aproximação, a realização de parcerias e a apresentação dos trabalhos dos coros, além da promoção de um ambiente espiritualizante. “A música espírita evangeliza, cura, trata o físico e o espiritual e promove a paz”, destaca. Márcia afirma que a cada edição os coros se unem mais. “Eu acompanho desde a primeira edição e a gente percebe o quanto os coros se harmonizaram e se uniram. Hoje a gente tem um Grande Coro Espírita do DF por causa dos encontros de coros. São momentos de parceria, confraternização e de vivência dos princípios evangélicos”, completa. 
Após as apresentações, o Portal da Luz ofereceu um lanche aos coralistas. A diretora do Departamento de Arte e Cultura Espírita da Casa, Alba Valéria, explicou que o momento final é para conversas, trocas de experiências, reencontros. “A gente estreita os laços, se confraterniza e tudo isso em um mesmo propósito que é o de cantar para o Cristo. A música movimenta e penetra os corações, tanto de encarnados como de desencarnados. Também leva alívio e consolo.”

Confira as fotos do evento