Federações definem novos rumos para Movimento Espírita no encontro da Comissão Regional Centro

Federações definem novos rumos para Movimento Espírita no encontro da Comissão Regional Centro

Propostas inclui aproximar mais as casas espíritas

Objetivo alcançado. Esse foi o resultado do encontro de dirigentes e participantes da Comissão Regional Centro, reunidos na sede da Federação Espírita do DF (FEDF) nos dias 19, 20 e 21 de maio. Os seis estados participantes apresentaram e discutiram os planos de ação das áreas junto ao Movimento Espírita da região. 

O evento realizado pela FEB e federativas envolve os estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, DF, Minas Gerais e Espírito Santo. Constitui um desdobramento da reunião anual do Conselho Federativo Nacional – CFN/FEB, realizado em novembro, na FEB/DF, com todas as federativas do Brasil. 

 Este ano, o CRC contou com 120 pessoas, entre participantes e trabalhadores da FEDF, sendo uma média de 15 pessoas por núcleo, somados os presidentes com 18 participantes. As demais áreas envolviam Estudos Espíritas, Infância e Juventude, Atendimento Espiritual, Atendimento Mediúnico, Promoção Social Espírita e Comunicação Social Espírita (ACSE). 

 A Comunicação Social Espírita desempenha papel importante nestas ações, pois desenvolve, também, a função evangelizadora na divulgação da Doutrina Espírita. A propósito, André Siqueira (FEB) é o atual coordenador da área, substituindo Merhy Seba. 

André destacou a necessidade de “criar e formatar um documento que norteie a Comunicação Social dentro das Casas Espíritas”. Para 2018 a ACSE planeja construir uma plataforma de Ensino à Distância. André justifica a ideia citando Godinho: “Temos que preparar o leito do rio porque a água está vindo”. As demais áreas apresentaram propostas que vão atender as demandas de cada região, levando sempre em conta as necessidades dos centros espíritas mais pobres, mais distantes, com menor acesso à tecnologia, por exemplo.  

Na manhã de domingo, no auditório, o coral Unicanto abriu os trabalhos de encerramento, harmonizando o ambiente com apresentação de três músicas. Na sequência a Dra. Márcia Léon, vice-presidente da Associação Médico Espírita, AMEDF exibiu painéis sobre o tema “Mediunidade infantil” e apresentou a implementação de novo formato do Estudo do Evangelho. 

Paulo Maia, presidente da FEB avaliou: “O encontro foi uma oportunidade para respirar uma atmosfera espiritual superior. As discussões e encaminhamentos, sob a coordenação da FEB revelam maior maturidade do movimento federativo. Abrigar esta reunião foi um grande desafio. Compartilhar experiências com irmãos de outros estados fortalece nossos ânimos e nos faz sentir pertencentes a uma grande família”, concluiu.

O próximo CRC será em Vitória ES.


Veja as fotos do evento em FOTOS - Comissão Regional Centro