I Festival de Músicas Espíritas do DF e Entorno

I Festival de Músicas Espíritas do DF e Entorno

Música com tema sobre reforma íntima foi a escolhida

 

Músicos espíritas se encontraram nesse domingo (7/5), no Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, na Asa Sul, para a primeira edição desse evento, com oito composições autorais, previamente selecionadas pela equipe de Arte da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF). Além de fomentar a arte, o objetivo do festival foi confraternizar os artistas espíritas do DF e Entorno, divulgar a música espírita, abrir espaço e descobrir novos talentos em toda essa região. 

 

Os critérios de seleção das composições abrangiam conteúdo doutrinário, arranjo, melodia e estilo musical.

 

Uma banca examinadora composta por seis trabalhadores do Movimento Espírita (Armando Reis, Conceição Cavalcante, Flávio Fonseca, George Costa, Geraldo Siqueira e Herlen Lima) elegeu a música “Viagem ao Coração” de Maycom Leal para o primeiro lugar. O segundo foi para “Confia”, composição de Lívia Daiani. No entanto, como os dois primeiros lugares já estão com suas músicas em processo de gravação, a premiação ficou para o Rafael Vargas com a música “Bem-vindo Novo Eu”.

 

O prêmio inclui a gravação da composição vencedora em estúdio, sob o acompanhamento do Núcleo de Produção Musical da Diretoria de Arte e Cultura Espírita (DACE-FEDF).

 

Rafael Vargas, autor da composição vencedora, disse estar bem feliz com a realização do Festival. “Eventos assim são muito importantes para fortalecer a arte dentro das casas espíritas”.

 

Felipe Vaz, músico espírita, coordenador do I Festival de Músicas Espíritas do DF e Entorno, afirmou que o intuito dessa iniciativa é “mostrar que a arte é elo, não é um trabalho apenas de harmonização e entretenimento. É mostrar que na arte existe espaço em todos os âmbitos.”

 

Adriene, do público assistente, comentou sobre a letra da música vencedora: “A mensagem nos sugere olhar pra gente. O que estamos fazendo aqui no Planeta?”

 

Araújo falou sobre a música “Confia” de Lívia Daiani: “A letra nos traz harmonia e fé. Nos momentos mais difíceis, confiar!”