Seminário ESCOLHO VIVER fecha o Grande Coro ao som de Michael Jackson

Seminário ESCOLHO VIVER abre o domingo com Pinga Fogo e fecha com o Grande Coro ao som de Michael Jackson

Neste fim de semana, a Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) promoveu o Seminário Escolho Viver. Não ao Suicídio. Cerca de 340 pessoas participaram do evento que tratou da valorização da vida desde a noite da sexta-feira até a manhã deste domingo (02). O encontro teve o apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB), do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Legião da Boa Vontade (LBV).

Neste domingo, o público assistiu a um pinga fogo com a palestrante espírita Mayse Braga, Alejandro Vera - psiquiatra, coordenador da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-BR) e conferencista de São Paulo -, Adeilson Salles - palestrante espírita e autor de diversas obras para o público infanto-juvenil -, e José Delfim do Centro de Valorização da Vida (CVV). Eles responderam a dúvidas que trataram, por exemplo, do aumento de suicídios entre crianças, de como abordar o tema com jovens de forma que eles se interessem e de que maneira ajudar quem pensa em suicídio. As perguntas foram feitas pela internet, por meio do site escolhoviver.org.br, e pelo plateia.

No sábado, o público assistiu à exposição de Alejandro Vera. Ele destacou ser preciso investir em prevenção e disse ainda que é necessário combater a visão materialista, despertando o ser para a importância do que ele é. “O materialismo não se reduz à obtenção de recursos. Está
relacionado à maneira como nos comportamos. Temos uma forma de pensar materialista. E isso exige uma mudança, uma transformação íntima. Precisamos conversar e vivenciar os valores evangélicos”, afirma.

Também no sábado, o coordenador do CVV Brasília, Sérgio Soares Carvalho, apresentou o trabalho do grupo e mostrou números de atendimentos feitos pelo CVV no Brasil e na capital federal. Além disso, também explicou o que é preciso fazer para ser um voluntário. E à tarde, o público participou de oficinas, destinadas a pais, jovens, evangelizadores, atendentes fraternos de casas espíritas e comunidade em geral. As atividades trataram sobre a valorização da vida, a importância do diálogo, formas de acolher quem pensa em tirar a própria vida e daimportância de ouvir o outro.

Na sexta-feira, Mayse Braga, palestrante espírita, chamou a atenção para a necessidade de ouvir o outro, de dar importância às pessoas e valorizá-las. Segundo ela, é preciso conversar, olhar as pessoas. “Se dermos mais atenção ao outro e deixarmos de estar tão centrados em
nós mesmos, podemos ajudar e essas pessoas vão perceber e podem perseverar”, afirmou. Mayse também tratou das consequências espirituais do suicídio e da importância da autoestima e do amor-próprio. “Quando decidimos que não vamos lutar, parece que não vamos aguentar. Não podemos esquecer que as forças do bem querem nos ajudar.” 

O Seminário foi transmitido pela FEBtv e pela Web Rádio Fraternidade.