Centro de convenções sob nova administração

Centro de convenções sob nova adminstração

Única interessada na Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães pelos próximos 25 anos, a empresa Capital DF assinará o contrato com o governo do Distrito Federal (GDF) nesta segunda-feira (6/8). 

Conforme nota divulgada pela secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, o projeto tem o intuito de promover a reforma, modernização e operação para a realização de feiras, exposições e eventos em geral no Centro de Convenções. Após a assinatura da concessão, o Consórcio tem até 120 dias para apresentar os projetos de reforma e revitalização, estimados em R$ 12 milhões. As obras serão iniciadas após a aprovação dos órgãos responsáveis.

Todas as três empresas que compõem o consórcio são do ramo de entretenimento de Brasília: VGS Produções, ESB 116 Administração e Participações LTDA, e Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). 

A licitação se arrasta desde 2016. À época, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) identificou uma série de irregularidades e determinou retificações até a pasta chegar ao modelo atual, feito em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

Durante a assinatura do contrato, o consultor-geral do consórcio, Marcos Cumagai, disse que os 12 projetos de reforma do espaço de 54 mil m² ainda estão em análise – a resposta final deve sair em até 120 dias. Nos próximos dois anos, estão previstas as seguintes obras:

  1. Recuperação de parte da estrutura elétrica;
  2. Reforma das nstalações hidráulicas;
  3. Manutenção dos sistemas de ar-condicionado;
  4. Recuperação da Praça dos Namorados;
  5. Criação de uma praça de alimentação na Praça dos Namorados;
  6. Construção de 940 vagas de estacionamento privadas, e
  7. Ampliação da capacidade do Auditório Master.


Fonte: Metrópole (https://www.metropoles.com/distrito-federal/contrato-de-concessao-do-centro-de-convencoes-sera-assinado-na-segunda)