16 de Março de 2025
O processo de educação do espirito começa no ventre da mãe. O ambiente de amor é propício para que a vida prospere. Ali, o espírito se prepara para a nova vida por meio do intercâmbio energético com sua mãe, o meio educacional utilizado para que o ensinamento seja transmitido. O ventre é a primeira sala de aula do espírito. O sentimento elevado da mãe, a primeira ferramenta educacional espiritual.
A Federação Espírita do Distrito Federal, FEDF, por meio de sua coordenação de Estudos, Pesquisa e Formação da diretoria da Infância e Juventude – DIJ, realizou o treinamento de Evangelização no Ventre no domingo, 16, para evangelizadores das casas espíritas do DF e Entorno. A partir de agora, as federadas podem acolher mães-gestantes para a evangelização espírita no ventre por meio da Doutrina Espírita e da vivência do Evangelho de Jesus. É a primeira frente de trabalho na evangelização do Ser com foco no espírito reencarnante.
Pré-natal espiritual
Além de todos os cuidados físicos pré-natal que a gestante necessita dispor, com o auxílio da medicina terrena, ela necessita, também, de cuidados espirituais pré-natal, pela evangelização no ventre. É o preparo do espírito reencarnante e da família que o recebe durante essa fase inicial da reencarnação.
Se a vida se inicia na concepção, então desde este primeiro momento de união pode-se atuar evangelicamente com os envolvidos: pais e espírito reencarnante. A gestação torna-se momento de importante influxo mental e emocional dos pais, em especial quando compreendemos que pode haver desistência por parte do espírito durante o processo gestacional. Assim, o envolvimento emocional, familiar e espiritual, em um ambiente harmônico e amável, pode facilitar o desenvolvimento da força de vontade necessária para que o espírito complete seu processo reencarnatório com êxito.
Evangelização no Ventre pelo Brasil
O Instituto Ser de Belo Horizonte é centro de referência de Evangelização no Ventre. Lá também é oferecida a evangelização preconcepção para mulheres que desejam engravidar ou que sofreram perdas gestacionais. O Portal Ser divulga cursos, eventos e estudos on-line.
Em Brasília, o Centro Espirita André Luiz – CEAL do Guará oferece a Evangelização no Ventre de forma on-line. E a Federação Espírita do Estado de Goiás ofereceu a Evangelização no Ventre em projeto-piloto que aconteceu no ano de 2017.
A evangelizadora Virginia Costa, umas das representantes das diretorias de Infância e Juventude das casas espíritas presentes no evento, considera que a realidade do mundo está apontando a necessidade de uma forma de evangelização mais ampla, iniciando a prática desde o ventre da mãe. Para Virgínia, o lançamento do trabalho da FEDF para os evangelizadores é uma forma de replicar o conhecimento teórico e prático – como se desenvolve a atividade, quais músicas utilizar e livros de referência – não só para o Centro Espírita André Luiz – CEAL, onde ela é trabalhadora, mas para outras casas. “FEDF abraçou a Evangelização no Ventre e que esse trabalho vá além do DF e Entorno, para outros estados interessados”.
Da mesma forma, o trabalho pioneiro da Evangelização no Ventre no DF enriqueceu a evangelizadora do Centro Espírita Jesus No Lar - CEJEL, do Riacho Fundo I, Sabrina Oliveira Aguiar. “Foi um dia de grande aprendizado para todos, como evangelizadores, como pais, como mães. Para mim, uma experiência única, uma novidade que com certeza está nos meus planos levar esse conhecimento extraordinário para meu centro”.
A coordenadora de Eventos Federativos da DIJ, Bella Moreira, informou que brevemente será disponibilizado o curso a distância de Evangelização no Ventre para os centros espíritas interessados e abrir mais essa frente de evangelização.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da diretoria de Infância e Juventude – DIJ dij@fedf.org.br .
Concita Varella
Jornalista Espírita