Haroldo Dutra abre Congresso Espírita do DF

A análise do cenário pandêmico à luz do Evangelho de Jesus, feita pelo orador, traz consolo e entendimento aos espíritas.

A pandemia e suas diversas consequências seja na esfera social ou na econômica, tem sido causa de dor e sofrimento em todas as partes do globo e aqui não é diferente. Por isso, o orador e escritor espírita Haroldo Dutra Dias fez questão de abrir a sexta edição do Congresso Espírita do Distrito Federal – neste ano no formato online – analisando o cenário da pandemia à luz do Evangelho Segundo o Espiritismo.

A palestra ocorrida na abertura do evento - sexta-feira, 16/4 - reuniu virtualmente mais de cinco mil pessoas. Durante sua fala inicial, Paulo Maia (presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, responsável pela organização do congresso) convidou a todos a viver a mensagem de Jesus: “que possamos ter momentos de reflexão e irradiação para que todo o nosso planeta seja abraçado, aliás, como precisamos de um abraço, não é? Mesmo longe uns dos outros, estamos em número muito maior vibrando amor, união e saúde.

TUDO SOB CONTROLE
Com a palestra Não estamos sós. Eles estão entre nós, Haroldo relembrou que tudo que ocorre no planeta obedece a um rigoroso planejamento espiritual. “Não vivemos num regime de caos. O universo é dirigido e a mensagem mais sublime do Consolador Prometido - a de que “quem morre são os corpos”, nos dá a certeza disso. “Afinal, o Espírito é imortal e atravessa todas as experiências: a morte, o túmulo, a doença. Tudo! A imortalidade não é uma opção. Deus quis assim!”, argumenta.

Ainda sobre a pandemia, Haroldo destacou que o Senhor tanto não nos desampara quanto destacou uma equipe de Espíritos puros para nos acompanhar. Ele citou o seguinte trecho de O Evangelho: “Venho dizer-lhes que elevem sua resignação ao nível das provas. Que chorem! Porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras. Mas, que esperem, pois que também a eles os ‘anjos consoladores’ virão lhes enxugar as lágrimas.”

Segundo ele, esses “anjos consoladores” são Espíritos Puríssimos, que aguardaram séculos para atuarem junto a nós, encarnados, nesta hora de purificação da Terra e implantação da categoria de Mundo de Regeneração.


“A noite da transição planetária caminha para a alvorada do mundo regenerado e os Espíritos do Senhor estão conosco, atravessando essa tempestade, mas não podem fazer, aprender e nem crescer por nós. Não podem nos substituir num resgate que é nosso. É como o professor que não pode fazer a prova do aluno; mas esses Espíritos podem enxugar lágrimas, nos inspirar e nos sustentar. E estão fazendo isso agora, neste exato momento”.

Para reflexão sobre a mensagem que anjos consoladores nos dizem a todo instante, Haroldo indicou a poesia Confia Sempre, ditada a Chico Xavier pelo Espírito Meimei. Confira:

CONFIA SEMPRE
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo
Ainda que os teus pés estejam sangrando
Segue para a frente, erguendo a tua fé por luz celeste
Acima de ti mesmo.

Crê e trabalha
Esforça-te no bem
E espera com paciência
Tudo passa e tudo se renova na Terra
Mas o que vem do céu permanecerá

De todos os infelizes
Os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos
Porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé
E prosseguir vivendo

Eleva, pois, o teu olhar e caminha
Luta e serve
Aprende e adianta-te
Brilha a alvorada além da noite

Hoje é possível
Que a tempestade te amarfanhe o coração
E te atormente o ideal
Aguilhoando-te com aflição
Ou ameaçando-te com a morte
Não te esqueças, porém
De que amanhã será outro dia.

ASSISTA
Quer ver como foi a abertura do Congresso? Acesse por aqui.
E para acompanhar a programação do Congresso, clique aqui.

Texto: Aurélio Prado
Revisão: Rayanna Ornelas