06 de outubro de 2024
“Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor”.
Foi com esse versículo de Tiago 5:14 que Ana Tereza Casmasmie abriu o seu quarto encontro da Semana Espírita, neste domingo, 6/10, na FEDF. Autoconhecimento foi a temática da manhã de vivências que envolveu o público de várias casas espíritas do DF no contexto de suas dores mais íntimas.
Sua experiência como psicoterapeuta e seu profundo conhecimento da doutrina espírita deram o tom do evento. Por meio de exercícios contidos em seu novo livro “Caminha que a vida te encontra”, Ana Tereza facilitou a compreensão dos caminhos para a cura “sem suas capas”. Ela seu como exemplo o Cego de Jericó (Marcos 10:50), que deixou de lado a capa que o distinguia como excluído, tocou as vestes de Jesus, e pediu para ser curado.
Ana Tereza considerou que o adoecer começa com o afastamento de si e de Deus, e reconhecer a necessidade da cura é mover-se e diferenciar-se, como fez o cego de Jericó ao abordar o Mestre e, enfim, “encontrar-se com Jesus, prostrar-se diante Dele e assumir que quer voltar a ver”.
A cura real, segundo enfatizou Ana Tereza, envolve três princípios: o do amor/afeto, que se dá por meio do contato presencial, onde realmente se desenvolve a fraternidade; o do respeito, quando se observa os limites e as necessidades dos outros; e o do reconhecimento, quando o outro é visto.
“Um encontro de cura por meio do abraço, do olhar, da escuta e da fala sobre nossos medos e feridas, mas também de nossas conquistas. Ana Tereza Camasmie conduziu dinâmicas de profunda emoção entre os presentes”, considerou umas das participantes, Ana Cristina Sampaio, representando a Comunhão Espírita de Brasília.
A arte elevada desse encontro contou com as apresentações dos coros espíritas Portal da Luz e Irmão Saulo Urias.
A programação faz parte do Mês Espírita que a FEDF promove neste mês de outubro para a união dos centros espíritas do DF e entorno. Durante as cinco semanas o mês de outubro, renomados palestrantes realizarão encontros em várias casas espiritas em torno do tema Evangelho e Ecologia: Meu Papel na Transformação Planetária. Acesse a programação do Mês Espírita no site da FEDF.
Concita Varella
Jornalista Espírita