Ética Espírita: Respeitar a vida em toda a sua diversidade

Ética Espírita: Respeitar a vida em toda a sua diversidade 

Com a participação de Saulo César e Marta Antunes, Geraldo Campetti conduziu a roda de conversa da tarde do segundo dia do Congresso Espírita do DF. O fio condutor do bate-papo consistia em perguntas e respostas.

O mediador começou perguntando à Marta Antunes se estamos fazendo a nossa parte e prontamente ela respondeu que não. Citou O Livro dos Espíritos, que aborda os reinos da Natureza. “Somos um todo dentro de um ecossistema orgânico e inorgânico, onde precisamos interagir”, afirmou. Citou ainda A Gênese, mostrando os graus evolutivos entre os minerais, as plantas, os animais e todos os seres, inclusive os micróbios. A palestrante ressaltou que precisamos ter uma consciência cósmica da vida.

Saulo César falou sobre a inclusão e a diversidade entre todos os seres da Natureza e o que o Espiritismo ensina. “Precisamos olhar além da matéria, trazendo como exemplo o encontro de Jesus com Publio Lentulus. Jesus viu que aquele senador seria Emmanuel dali há dois mil anos. Os nossos olhos só veem o que nasce, vive e morre. É preciso olhar ao lado, ao redor. Jesus nunca enxergava como a pessoa estava e sim aonde ela chegaria”, destacou Saulo.

Sobre os vegetais e os animais, Marta afirmou sermos todos codependentes em um processo evolutivo e gregário. “Devemos aprender com o reino animal e vegetal a sermos simples, pois nesses reinos nada falta e nada sobra. Paulo de Tarso ensina como se contentar com o que temos. León Denis encontrou Deus na Natureza. Enfim, evoluímos em grupos”, considerou.

Saulo César, indagado sobre o sentimento dos Espíritos que desencarnaram sem terem alcançado algum nível de consciência ecológica, argumentou que vale o quanto o Espírito conseguiu internalizar conhecimentos enquanto encarnado, o quanto se conscientizou e acrescenta, “está encarnado, está vivo num planeta, caminhando para a regeneração, é uma oportunidade, uma honra e uma responsabilidade”, concluiu.

Diva Ferreira, jornalista espírita