O encontro focou na mediunidade como fator de integração entre as Casas Espíritas
Os aspectos racionais e emocionais da mediunidade cristã foi o tema central abordado pelo Ponto de Encontro que ocorreu na manhã de domingo, 20 de julho de 2025, na sede da Federação Espírita do Distrito Federal, no Sudoeste. O evento, que reuniu trabalhadores da área mediúnica de várias casas espíritas do DF e entorno, visou ao intercâmbio dos trabalhadores do campo mediúnico, que, por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos, buscam qualificar-se para melhor servir ao trabalho com Jesus.
Depois da abertura com o Presidente da FEDF, Paulo Maia, que ressaltou a importância da fé para fortalecer os bons propósitos e a resistência ao arrastamento do mal nestes graves tempos em que vivemos, Delcides Caetano, um dos organizadores do evento, trouxe importantes reflexões a respeito da necessidade do equilíbrio entre as emoções e a razão para melhor exercer a mediunidade.
"A razão na prática mediúnica se desenvolve através do estudo permanente das obras básicas. É a razão, esclarecida pelo conhecimento espírita, que nos permite discernir comunicações verdadeiras das falsas. Uma mediunidade não educada, não esclarecida, pode gerar não só ilusões mas também processos obsessivos indesejados. Portanto, podemos dizer que a razão é a proteção para a atuação da mediunidade", declarou Delcides.
Regina Souza, também organizadora do evento e vice-presidente da FEDF, abordou aspectos relacionados à emoção. Segundo ela, as emoções influenciam diretamente na qualidade da nossa sintonia espiritual. Emoções desequilibradas atraem influências inferiores; portanto, só o equilíbrio emocional fortalece a mediunidade segura.
"A mediunidade é processo educativo. É importante que nos eduquemos primeiro, vibrando com a espiritualidade maior através de bons pensamentos, boas ações e discernimento para lidar com as influências negativas, que, não raro, são capazes de nos fazer desistir do compromisso espiritual. A prece é o caminho”, concluiu Regina.
Como característica do Ponto de Encontro promovido pela FEDF, a interação entre os participantes e os organizadores do evento coletou questionamentos, pontuações e testemunhos sobre vivências e experiências comuns aos grupos mediúnicos, relacionados, por exemplo, aos cuidados que o médium precisa ter horas antes do trabalho.
Marcus Vinícius Amorim, do Centro Espírita Trilha de Luz, que é dirigente de grupo mediúnico, avaliou a iniciativa do Ponto de Encontro como muito oportuna e propiciadora de troca de experiências e conhecimentos. Los Angeles Gregório, da Casa do Caminho de Taguatinga e também Diretora da FEDF, ressaltou que encontros como esse contribuem para conscientização dos trabalhadores e a compreensão para além das coisas materiais, que resultam em maior segurança para atuar no intercâmbio entre os dois planos de existência.
Ao fim do evento, em clima de integração e harmonia, reforçou-se o compromisso assumido pelos trabalhadores com a difusão das práticas da mediunidade com Jesus.
Mensalmente a FEDF promove eventos para a formação de trabalhadores, fique por dentro! Acesse o calendário federativo e participe. Calendário Federativo
Fotos: Diretoria de Comunicação Social Espírita/FEDF